Luto
- 4 de mar. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de out. de 2022
O QUE É O LUTO NA ÓTICA PSICANALÍTICA?
De frente com uma perda , sendo ela apresentando várias faces , como : perda de um ideal , de um emprego , de um animal de estimação , de um ente querido , de uma posição, de algum relacionamento mal sucedido , ou de algum objeto . Nós normalmente somos assolapados ao “ abismo” chamado “ luto” , vale ressaltar que do ponto de vista , da manifestação dos sintomas , o luto é constituído por diversas vertentes , o que é normalmente observado é a tristeza , quando se pensa em luto , logo fazemos um link direto, a esse sintoma bem conhecido socialmente .
O que é importante ressaltar , que o luto não é feito só de tristeza , além da tristeza que pode variar , e oscilar , temos a falta de disposição , perda de libido , , nós temos um retraimento de investimentos psíquicos , para realização de alguns propósitos de vida , que precise de uma inserção de energia , o individuo sente-se em muitas vezes vulnerável , desamparado , um encontro com uma certa impossibilidade , de investimentos em relações futuras , a pessoa acha que não haverá condições de se lançar novamente a outros investimentos, é assombrado pela sensação , que as portas sempre estarão fechadas , vale salientar a falta de “apetite” não no sentido restrito da palavra, referindo-se a alimentação, mas no sentido amplo .... “ APETITE PARA VIDA “ APETITE PARA O DESPERTAR” APETITE PARA SEGUIR ADIANTE” .
Além de todos esses aspectos , temos a vivência de um crepúsculo , ou seja como como se existisse um por – do- sol , tudo vai ficando meio escuro, sem brilho , sem luz , a vida vai perdendo o “sabor” , pode acontecer também o avesso , ou um paradoxo , o indivíduo começa experienciar uma certa agitação psíquica , uma euforia que corre o sentido contrário do que foi elencado aos aspectos citados.
Vale reservar ao luto um lugar bem diferente, ao invés de pensarmos como doença, distúrbio , ou transtorno , não que isso tudo , esteja isento de enveredar –se a essas patologias, porém devemos enxergar o luto com um certo respeito, e entender que ele tem uma função psíquica . Esse é um ponto “chave” para a psicanálise , o luto tem uma forma de trabalho psíquico , que poderá durar semanas, meses ou anos, o indivíduo depende dessa “ elaboração” para reorganizar seus investimentos libidinais , uma espécie de “reconstrução’ psíquica para que o sujeito consiga lidar com essa perda, e isso requer um trabalho árduo , e demanda muita energia do individuo .
Não se trata de uma nova organização, dos investimentos das relações , e da perda de libido com a vida, e sim com o novo posicionamento perante daquele “objeto perdido “ .
Contudo é muito importante contar com algum apoio , profissional perante uma perda , pode ajudar o sujeito na passagem desse momento tão difícil , e dolorido , vale ressaltar que o luto , tem começo , meio e fim , porém quem vai determinar o tempo é o próprio individuo , a passagem por essa fase do luto, não denota que existirá um esquecimento , pois as memórias estarão vivas em cada um, e a lembrança terá uma nova significação .
A Psicanalise terá uma grande atuação , nesse momento , ajudando a individuo a vivenciar esse luto , sendo um grande meio facilitador , na qual será possível falar , e expressar sentimentos , compartilhar vivências e recordações , expurgar angustias ... o Psicanalista segue de mãos dadas junto ao “enlutado” , que passa por diversas fases perante essas perdas , desde de a aceitação, até uma nova ressignificação , onde o indivíduo consegue traçar um novo caminho para sua vida .






Comentários